domingo, 12 de janeiro de 2014

Passando adiante...

Oláááá!!!

Hoje vamos levar um papo do que eu aprendi durante a idealização do blog, da minha caminhada como leitora entre outros, são termos, que muitos que estão entrando no mundo dos livros ainda não os conhecem, intitulei a mesma passando a diante pois eu fui aprendendo com outras pessoas na internet, em biblioteca entre outros. 

Então, alguns termos que pode ser que não conheça são:

Chick Lit - Também conhecido por livro de mulherzinha, hehe, é um gênero bem voltado para o público feminino, como exemplo temos os livros da Marian Keyes (Autora de Melancia) Sophie Kinsella (Becky Bloom), Meg Cabot  entre outros.

O que mais gostei do gênero? O Diabo Veste Prada da Lauren Weisberger :) 


Sick Lit - Os livros das doenças. Sim é estranho, mas é a melhor maneira de explicar os Sick Lit. Isso uma  vez que são livros que tratam de algum tipo de doença, normalmente são livros que nos causam comoção e nos deixam encantados pela história. Exemplos são minha recente resenha e favorito A Culpa é das Estrelas do John Green, O extraordinário entre outros...

Temos também os tipos de capa, e tipos de livros, que divido mais ou menos assim:


Hardcover: Literalmente traduzido é um livro Capa dura, heheh, ou seja, ele tem a capa dura e vem com uma capa extra que chamamos de Jacket, uma capa extra que está ali para proteger o livro em si. São livros que normalmente tem uma diagramação boa, as edições em Hardcover são normalmente mais cuidadas e mais bonitas. Aqui no Brasil infelizmente não temos muitos livros neste estilo, porém eles são extremamente populares lá fora, devido a serem pouco mais em valores e ficam bem mais conservados.
Como exemplo vou usar meu Harry Potter and the Deathly Hallows no qual a primeira imagem é a da capa, e a segunda é da Jacket dele, ele é da Editora Scholastic.




Hardback: Já vi falarem sobre estes com outros nomes, lembrando que não sou especialista, é apenas o que eu vi e li sobre o assunto! Estes são os que são capa dura, tem a capa dura mas não tem Jacket! Um exemplo que muitas pessoas tem é o Arquivos de Semideus, da série Percy Jackson e os Olimpianos que tem a capa dura e é lindo!


Paperback: São aqueles livros os quais mais temos aqui no Brasil, aquele com a capa molinha, de papel mesmo, pode ter orelha na capa ou não, mas são moles. Destas existem INÚMEROS exemplos, aqui vou colocar de um livro que eu realmente gosto muito, que é o Carrie A estranha do Stephen King.


Pocket: São os livros de Bolso! Edições pequenas, normalmente tem o texto reduzido, uma editora que faz isto aqui no Brasil é a L&PM Pocket, desta editora eu tenho um exemplar de O Príncipe de Maquiavel.

Então por hoje seria isto! Qualquer dúvida só perguntar! Abraços e Até Mais!

2 comentários: