quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Dicas!

Bom Diia!

Hoje darei algumas dicas para vocês de conservação dos livros, como faço a limpeza dos meus entre outros.

Farei isto pois quando comecei a colecionar livros, já era bem crítica em relação a isto, e não encontrava muita coisa por ai dizendo por exemplo como limpar meus livros, o que fazer para mante-los bonitos e conservados através dos anos.

Bem, vamos lá? Então está é a minha estante de livros, sei que ela não é grande nem tenho tantos livros como gostaria de ter, mas um dia chego lá! hehe

Primeiramente, COMO ORGANIZO MINHA ESTANTE?

Eu tenho normalmente os meus amores favoritos e queridinhos no topo, e os mais pesados mais embaixo, pois morro de medo de despencar tudo! meu plano próximo é trocá-la por uma prateleira em madeira no chão, vamos ver se dará certo, mas isto provavelmente apenas em 2015, pois 2014 tenho formatura e isso congela um pouco o meu $$ :)

Obs.: Tenho diversos livros emprestados no momento, por isso há espaços vazios!

Então, Nela eu tenho enfeites e tudo mais, como todo mundo tem!

Segundo, COMO EU FAÇO A LIMPEZA DE MEUS LIVROS?

Então, quando eu faço a limpeza deles, que acontece mais ou menos uma vez por mês, (claro que toda a semana tiro o pó deles por cima), eu pego normalmente um pano LEVEMENTE molhadinho, isso por que obviamente a água pode estragar as páginas não? Ou seja, eu molho só uma pontinha e bem de leve, ai passo essa pontinha úmida na lombada, ao redor onde pegam as páginas e na capa, logo em seguida passo o lado seco do pano para deixar bem sequinho. Tenho sempre medo de usar álcool nos livros ou algo assim, pois o álcool é abrasivo certo? E tenho medo de acabar deixando as capas com riscos.

Mas a Limpeza da Estante em si sim, eu uso álcool pra caramba dai! hahah Gosto de fazer a limpeza dela com álcool pois evita a Proliferação de bactérias, bichinhos em geral, fica tudo bonitinho e depois passo um paninho com um produto que minha mãe tem aqui em casa, que deixa um cheirinho de limpeza! MAS ATENÇÃO! Deixo sempre secar BEM os produtos que apliquei na estante antes de colocar os livros no lugar! Isso não demora, mas por garantia sempre deixo secar em torno de 2 a 3 minutos antes de colocar os livros de volta!

CONSERVAÇÃO DE LIVROS!

Então meu quarto não tem Janela para fora de casa, a janela cai dentro da garagem :( sim isso é triste! Mas enfim, esse é um dos motivos de eu usar álcool principalmente na prateleira e principalmente no Inverno! Acho que todo mundo sabe que quarto com pouca iluminação solar tende a querer criar Mofo nas paredes, mas qui essa coisa não funciona! Não deixo mesmo! No inverno TODA A SEMANA eu passo álcool nas paredes, e principalmente nas estantes de livros, pois se pegar mofo no livro é difícil de salvá-lo! Mas esse detalhe tem uma vantagem também! Meus livros não ficam expostos ao sol, sendo que assim não criam manchas de sol! Sim livros desbotam ao sol! Eles são como qualquer cortina, qualquer tecido ou papel! Experimente colocar um livro ao sol para ver o que acontece! hahah Não, não faça isso, coitadinha da capa! hahaha ele irá desbotar, fica manchado pobrezinho!

Por isso e por medo de estragar a arte das capas, que eu sempre encapo meus livros! Ou com aquele plástico que vende em livrarias ou com um plástico de forrar mesas de cozinha e vidros que vendem em lojas de tecidos e estas coisas, ambos sao bons! Mas prefiro o de livraria por questão ao preço! hehehe Então pessoal por hoje seria isto! Abraços e Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário