terça-feira, 4 de março de 2014

20 Things Before 20! Resenha #7 Jogos Vorazes - Suzanne Collins

Olá Pessoal!
Estou super afastada do blog nos últimos tempos, isso devido a uma série de coisas incríveis que tem acontecido em minha vida....
Como acho justo compartilhar com vocês, Primeiro, voltou o semestre, e agora no sétimo, estou cheia de trabalhos, artigo e outras coisas para escrever, fazer e pesquisar! Inclusive estou realizando a Leitura do livro O Teatro do Poder, que fala sobre o período do Estado novo, com foco no Rio Grande do Sul, e tenho o prazer de conhecer a autora do mesmo, pois ela é minha professora na Universidade, que é a Professora Sandra Maria do Amaral, que por sinal, orienta-nos muito bem em nossos estágios e nas disciplinas que atua.

Segundo! As aulas do Curso Normal também voltaram, portanto minhas professoras já passaram um monte de trabalhos para nós! Até mesmo no primeiro dia de aula usei a trança que a Katniss usa durante o Livro, já que os Jogos estavam para começar! haha

E Terceiro! Este ano além de continuar trabalhando na escola onde estava ano passado, comecei a trabalhar em uma escola na Cidade vizinha a minha, é uma escola muito boa e incrível de se trabalhar! Estou tendo ótimas surpresas em relação a ela, e fico muito feliz com isto!

Mas hoje vocês vieram aqui por causa da resenha certo? Então Vamos lá! E que a sorte esteja sempre a seu favor! (ou A seu Lado, como preferir!)

FICHA TÉCNICA:

TÍTULO: Jogos Vorazes
TÍTULO ORIGINAL: The Hunger Games
AUTORA: Suzanne Collins
GÊNERO: Distopia.



Acredito que todos já conheçam a história, MAS se algum desavisado passar por aqui, e como eu até a pouco tempo não conhecia a Trilogia, aqui não teremos Spoilers! O livro conta a história da Katniss Everdeen, que é uma garota que luta para manter a casa, a irmã e a mãe vivas. Literalmente, devido a elas viverem em Panem, um país que nasceu do fim da América do Norte após a terceira guerra Mundial. Panem é dividida na seguinte formação: Primeiro e acima de tudo vem A Capital, que é o centro do poder sobre todos os Distritos. Funcionaria Diplomaticamente como um local para o governo, mas é claro que não acontece isto, pois ali ficam as pessoas que tem muitas condições de vida, comem o melhor, dormem tranquilas, aparentemente não trabalham para seu sustento e assim vai, depois vem os Distritos em Ordem de 1 a 12, os quais todos produzem coisas para a Capital, exemplo, o Distrito 1, produz Artigos de luxo, Distrito 11, é o da Agricultura que produz grãos para a Capital, mas nossa querida Katniss é do 12, que produz Carvão. Em resumo, todos os anos ocorrem os Jogos Vorazes, onde cada Distrito manda dois Jovens (Tributos) para uma Arena para lutar até a morte. Vou falar apenas até aqui pois o resto pode ou não ser Spoiler.

QUALIFICAÇÃO DO LIVRO


Bem, eu já conhecia a história, devido ao filme, em comparação LIVROXFILME, achei muito boa a Adaptação para o cinema, na verdade perfeita! Todos os fatos foram levados a sério, claro que ocorrem algumas mudanças pequenas, mas quase imperceptíveis, mas a adaptação foi realmente boa. Enfim, o livro é bom, é bacana, só acho que ele tem algumas partes muito arrastadas, por exemplo, ele começa legal, ai tem todas as explicações, fica monótono, então vão para a Arena, fica bacana, depois vem uma calmaria, e assim vai, o livro é bem detalhado, e por vezes isso me incomodou, mas nada que não possa ser superado.
A escrita da Suzanne Collins é muito legal, o cara que fez a tradução também obteve sucesso pelo o que posso ver, mas só falarei disto após ler o original. Mesmo com alguns momentos mais calmos na história, ela te mantém alerta, e atento. Gosto também da facilidade que a autora tem ao falar das emoções conflitantes na cabeça da Katniss, afinal, na situação dela, acredito que eu já teria pirado! Gosto de ver que no final das contas, todos os Tributos, queriam apenas ir para casa, mesmo que alguns de maneira mais agressiva, tudo o que faziam era querer ir para casa. Vejo ali que os pequenos atos podem produzir grandes mudanças, e quem já leu, e ou já avançou na Trilogia percebe o quanto Amoras podem fragilizar o sistema.

Afinal, ele mereceu, por isso ganha a Nota 4 de 5! Queria poder dar 5, mas acho que tem de ser um livro muito incrível para receber 5, quem sabe Em Chamas ou A Esperança não levam 5? hehe


Por hoje seria isto!
Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário