terça-feira, 12 de maio de 2015

Então, li... Série Divergente - Veronica Roth

Bom Dia mundo lindo!

Hoje tem mais uma resenha, ou como prefiro falar, comentários sobre o que eu achei dos livros da série Divergente! Ocorrerão alguns momentos de spoiler, principalmente do segundo e terceiro livro, já que a série pega a história em continuidade. :)Avisarei vocês :)


Vamos lá?


Bem, a série Divergente é nada mais nada menos que mais uma distopia Y.A. na qual um mundo distante, em um período pós-guerra, que para conseguir levar a civilização adiante, as pessoas foram divididas em facções: os que culpavam os conflitos humanos pela falsidade e mentira, se tornaram membros da Franqueza, os que culpavam as brigas, falta de amor e violência no mundo são os da Amizade, os que culpavam o egoísmo e egocentrismo são os que se tornam membros da Abnegação, ainda, os que culpavam a covardia são os membros da Audácia e por fim, os que culpavam a falta de conhecimento são os membros da Erudição.



Sabendo disto, precisamos conhecer a nossa personagem principal, que também tem o papel de narradora, ela é a Beatrice, ou só Tris. Ela é da facção Abnegação, pois nasceu lá, ou seja, sua família toda é natural na abnegação, mas então vem um teste, isto logo nas primeiras páginas do primeiro livro, o que não caracteriza Spoiler haha,  Este teste vai mostrar qual é a facção que você tem maior aptidão para ingressar agora que tem 16 anos e ali passará pelo resto da vida ou se tornará um sem facção (passam fome, moram em lugares precários etc).


Então Tris realiza o teste, e surpresa, o teste não funciona com a Tris, isto por ela ter aptidão para mais de uma facção o que a torna Divergente. A partir deste ponto que iniciamos a Resenha de DIVERGENTE:

Sabendo destes fatos, o que podemos entender, é que Tris precisa escolher para qual facção seguir, o teste deveria ajudá-la a escolher, porém como escolher se até mesmo um teste que era pra ser exato, não deu certo? Ela entra em um conflito interno pela sua família e sua liberdade. Por fim, o que também não é spoiler ela acaba entrando na Audácia, em busca de sua liberdade. Logo que ela chega na Audácia, ela encontra o Quatro (sim, como o número) e já na cara percebe-se que vai rolar um romance entre ambos...
Um livro rápido, onde sempre está acontecendo alguma coisa, neste temos o foco da vida na Audácia, de como é o treinamento dos guerreiros desta sociedade etc. Não citei outros personagens como os amigos da Tris, a Cristina, a Tori, o Will e o Al, também não falei sobre o Eric nem nada pois o objetivo é ser rápida em cada livro haha.



A partir deste ponto podem ser encontrados spoilers do primeiro livro, então se quiser continue, se não quiser podes parar por aqui e voltar depois da leitura :) Beijos pra todos!

INSURGENTE

Em Divergente, descobrimos que ser divergente é muito difícil e perigoso, descobrimos a trama de Jeanine Matthews e quais seus objetivos. Em Insurgente a trama é mais lenta, mas o livro é de fácil entendimento e rápida leitura. Todo o sentimento de culpa da Tris é compreensível, mas o livro se torna chato em determinado ponto, mas essa chatice é normal para o livro de transição de uma trilogia, ele que vai nos levar para o terceiro certo? O que acontece neste é que a Erudição ta louca caçando divergentes, a Audácia esta divida entre os que formaram uma resistência contra a Erudição e os que apoiam a Erudição.
Em Insurgente a Tris está em estado de depressão, no qual a culpa consome ela totalmente, só consegue encontrar um lugar melhor junto de Tobias (Quatro), o que se torna meio clichê, mas pensando bem, quando li os livros, comentei com meu namorado e eles me lembram muito quando nós começamos a namorar. Não que nós fossemos corajosos, não, apenas as inseguranças de um casal jovem, as primeiras brigas, as primeiras experiências vividas em conjunto, isto se torna bem legal.

O livro termina de forma surpreendente, quando percebemos que as pessoas podem ser melhores, e que as coisas podem acontecer em qualquer momento.


A partir deste ponto podem ser encontrados spoilers do segundo livro, então se quiser continue, se não quiser podes parar por aqui e voltar depois da leitura :) Beijos pra todos!

CONVERGENTE

Em Convergente, o último livro da série, temos muitas revelações, até acontecer o esperado, Tris, Tobias, Cris e mais alguns membros das facções saem da cidade, vão além da cerca e acabam descobrindo qual o verdadeiro significado de ser Divergente.  Um livro carregado de ações em cima de ações, os quais nunca se sabe o dia de amanhã.

O relacionamento de Tris e Tobias alcança novos patamares, inclusive cenas de ciúmes, mas o principal relativo a ambos, é que neste livro teremos dois narradores, a Tris (como sempre) e o Tobias. Senti um pouco de dificuldade, pois a escrita do Tobias e da Tris parecia ser sempre a mesma. Enfim que o livro tem uma qualidade muito boa, mas um final não surpreendente, bonito, mas não surpreendente... Logo mais na sessão dos meus comentários sobre os acontecidos você que já leu poderá concordar ou discordar :) Também temos a tirania de Evelyn (mãe de Tobias) que consegue se tornar pior do que qualquer coisa.


Enfim, a série Divergente é boa, em ordem de preferência eu diria que colocaria Divergente, Convergente e Insurgente. Daria nota 3 de 5 para a série como um todo, uma média. Vale a pena a leitura, enfim, em 3 ou 4 dias de boa leitura você consegue tranquilamente ler os três.


AQUI, OS MEUS COMENTÁRIOS SOBRE OS ACONTECIMENTOS DOS LIVROS, CONTÉM ALGUNS FATOS DA HISTÓRIA QUE PODEM SER SPOILERS!!!

Bem, relativos ao primeiro livro, logo que se iniciou o lance da simulação, e descobrimos que tanto a Tris quanto o Tobias são imunes a elas, pensei, se pegarem o Tobias vai rolar um Peeta do Jogos Vorazes. E sim, ele ganha uma simulação mais forte e se volta contra ela. Mas mais uma vez o poder do amor traz Tobias de volta. haha Salvos pelo amor!

Gostei muito do final do primeiro livro, esta questão de ir contra tudo, contra seus próprios medos para conquistar um lugar melhor, isso sim é militância! Já desde o começo comecei a pensar, todos nós humanos somos divergentes. Isso está na nossa essência.

Relativo ao segundo livro, acredito que a culpa de Tris pela morte dos pais e de Will é válida, afinal, mesmo tornando a história chata a arrastada, acredito que nós pessoas comuns não nos tornariam diferentes dela neste sentido.

A questão de ela ter a iniciativa de se entregar para terminar com um conflito a torna memorável, mesmo que isto não seja bem o que acontece. O mais memorável é a atitude de Peter, acredito que é muito difícil a pessoa conseguir ir contra seus ideais, principalmente uma pessoa como Peter. Acho que no fundo, ele tem sim compaixão, por si e pelas pessoas em seu redor.


Quanto ao último livro, Convergente nos mostra o mundo fora da cerca, e sabe que esta história de Danificado ou não me lembra muito ao nazismo entre outros, mas agora não enfiam os danificados dentro de campos, os tratam como pessoas menos capazes, buscando base teórica para provar isto. Mas isto não é verdade, mesmo com os genes alterados, como Tobias sendo imune as simulações é danificado? Como então uma pessoa que é criada para ser altruísta se torna corajosa? Como por exemplo Cris que nasce verdadeira, se torna corajosa e no fim das contas pode ser tudo um pouco? O próprio Peter, que normalmente não tem compaixão, salva a Tris e salva-se do instinto assassino que tem dentro de si. Todos no fundo temos nossa divergência que para mim vai além da genética e envolve nossa alma.

Já vi o pessoal falando que não gostou pois foram mostrados três mundos diferentes bla bla bla. Acredito que não, o mundo é o mesmo, só o vemos por três ângulos diferentes.

Relativo ao final de Tris, eu já sabia antes de pegar os livros para ler, houve uma revolta geral pelo fim dela, (sim ela morre) então vários lugares espalharam o spoiler de que ela morre no final. Que saco. Mas já sabia e então não me tocou sentimentalmente.

O que achei bacana para pensar como final de Tris é a parte da qual o Tobias faz aquele esforcinho para libertar Tris de vez (parte quando ele solta as suas cinzas). Amei esta cena e gosto de pensar neste final para nossa Divergente!

FIM DOS COMENTÁRIOS


Enfim! Divergente é ótimo! Recomendo a leitura e aproveitem!

Beijos pra todo mundo!

Até!




Nenhum comentário:

Postar um comentário