quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Comparando Edições!

Olá!


 Hoje resolvi trazer um especial, que decidi chamar de Comparando Edições! E pra iniciar este especial vou começar com o livro que tenho algumas edições diferentes! Harry Potter (óóó que novidade!)

ATENÇÃO! Esta análise será meramente estética! Não sou totalmente fluente na língua inglesa para falar sobre traduções e etc. Leio em inglês, mas lentamente e com um dicionário junto!

Vamos lá! Tenho atualmente 4 tipos de edições diferentes, mesmo sabendo que existam muitas mais, e que só duas estão completas, mas mesmo assim da pra ter uma ideia, uma noção de como são as mesmas! Então vamos lá! Para situar vocês irei começar com comentários e fotos sobre as quatro edições diferentes que eu tenho na minha estante.

A Primeira, é a primeira edição de Harry Potter que eu tive na vida. Como na época, meados de 2008, eu ainda não tinha conhecimento que haviam edições econômicas e edições mais completas, eu acabei comprando toda a série em Edição Econômica, as fotos serão de Pedra Filosofal, Câmara Secreta, Prisioneiro de Azkaban e Relíquias da Morte, isso pois são os que tenho as edições estrangeiras :)

Ela é da Rocco, e é super simples, (econômica), mas sei que hoje mesmo sendo a edição com orelha de página e tal ela tem as páginas brancas. Antigamente, os primeiros HP que vinham eram com páginas amarelinhas, bonitas, tinham orelha e eles pareciam bem menos apertados do que estas edições de hoje. A letra de uma edição e outra é um pouco diferente, principalmente nos títulos dos capítulos. Ela é super simples, a folha branca, a letra miúda e chegam a ser duros para ler a primeira vez, pois as folhas são hiper apertadinhas uma contra a outra. O papel não é de melhor qualidade (chegando a aparecer a escrita do verso da folha), não existe nenhum relevo na capa, nem no nome e nem em lugar algum, a lombada dele é a tradicional. E aqui vão algumas fotos para vocês...








A Segunda edição que eu tenho é a capa Branca da editora Rocco. Dentro ela é muito parecida com a qual falei acima, porém ela tem orelha de capa, a capa é mais trabalhada, com detalhes em dourado, os desenhos bem focados em pontos da história. A lombada deles é o mais bonito, pois são todas coloridas e há a escrita do nome, da J.K. e um desenho relacionado a história, o que é mágico! Por exemplo, na lombada de Relíquias da Morte, tem um Pomo de Ouro desenhado, e quem já leu sabe da importância do mesmo! Mesmo amando as capas originais, gosto mais desta edição do que a que falei anteriormente.Fotinhos...






E a terceira edição que tenho são as lindas da Bloomsbury, nas quais tenho o volume 2 e 3. Elas são Britânicas e mesmo sendo edições (que acredito serem tipo econômicas) mais simples, são incríveis! As capas tem relevo, a ilustração é linda, e é Impossível não se apaixonar por estas ilustrações. As capas frontais tem algo muito relativo a história do livro, e atrás vem tipo um desenho de algum personagem ou fato da história! Olhem nas fotos abaixo o Dobby (igual imaginei desde a primeira vez que li C.S.) e o Knight Bus! É lindo de mais!!! As folhas são boas e amarelas, as passagens que há uma carta, ou uma assinatura como do Professor G.L. estão em letras diferentes, como se realmente estivesse assinado ali. Toda a capa e dentro do próprio livro existem desenhos de estrelinhas. E poxa, o valor para comprar esses lá é de 7 libras. SETE LIBRAS! E aqui no Brasil ficam em torno de 30 Reais, o que não é caro povo! Ao final de cada livro, algumas páginas falam sobre o Pottermore ( CORVINAL!!!!) e alguns extras com desenhos e resumos do próximo livro da série.















A quarta e última edição, eu tenho apenas dois livros da mesma, Harry Potter And the Sorcerer`s Stone e Harry Potter and the Deathly Hallows, eles são das Edições Norte Americanas, da Editora Scholastic, e são lindíssimos! São em Hard Cover (Capa dura), tem uma jacket linda, com as capas iguais as dos livros aqui do Brasil, porém com elas podemos ver a ilustração na íntegra. As páginas são amarelinha e boas de pegar, cada página possui estrelinhas no topo, junto com o nome do capítulo e o número. Todo começo de capítulo tem uma ilustração na qual representa algo relacionado ao que vai acontecer no mesmo. Existem detalhes na escrita, como em cartas etc...A capa dentro é linda, parece um daqueles livros que se encontra em museus. Nas Jackets, o nome de Harry (na frente e na lombada) é em relevo, assim como o nome da J.K., também em Sorcerer`s Stone, as estrelas da capa também tem relevo no dourado. Na abertura do livro tem uma página com o desenho do castelo. São lindas!












E por fim, qual a minha favorita? Meu coração se divide muito, mas são as Norte Americanas, amo um bom livro em capa dura! haha










E vocês, gostam de analisar diferentes edições? Estético e outras coisas? Abraços e até a próxima!


2 comentários:

  1. Oi Carol, eu tbm adoro Harry Potter! Li todos os livros quando tinha uns 12, 13 anos... Só que li todos na biblioteca pública, ficava dois meses na fila de espera! hauhauhau beijooss

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol! Eu também, foram tempos sofridos de espera! Chegava a reservar o próximo antes de ele ser comprado! Beijos e Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir