terça-feira, 5 de abril de 2016

Vida de Pós-Graduando! #Capítulo I - Escolhendo sua Pós Graduação

Olá galera!

Como alguns sabem, eu estou iniciando uma nova etapa em minha vida acadêmica: a partir deste ano sou Mestranda!
Sim!
Estou fazendo um Mestrado em Educação nas Ciências, pela mesma universidade que fiz minha graduação. Estou muito feliz sobre isto, e ainda me acostumando a esta nova rotina de estudos e aulas semanais... Mas faz parte!
Por isto, acabei resolvendo por fazer um espaço aqui no blog chamado Vida de Pós-Graduando! Ele será dividido em Capítulos, conforme minha caminhada no curso da Pós-Graduação.

Hoje, o capítulo será o primeiro, também conhecido como:

CAPÍTULO I - Escolhendo a Pós-Graduação

Existem dois tipos de pós que um formado pode fazer! Existem as pós-graduações na modalidade LATO SENSU E STRICTO SENSU.
As Pós-Graduações em modalidade Lato Sensu, seriam as especializações e MBA, quando se conclui um curso destes, que normalmente possui uma carga horária menor que os de Stricto sensu, você ganhará um certificado de Especialista em algo.
Por exemplo, eu fiz uma Pós-Graduação em modalidade Latu Senso, logo defenderei a banca e serei Especialista em Metodologia de Ensino de História e Geografia.

Já uma pós-graduação Stricto Sensu, seria uma pós a nível de Mestrado e Doutorado, onde ao final você receberá um diploma e um título de Mestre ou Doutor. Sim, Mestre é quem fez Mestrado e Doutor é que fez Doutorado! Mesmo existindo uma de uma constituição antiga, ainda o correto é que as nomenclaturas são para pessoas tituladas com o curso. Seria muito mais fácil tornar-se doutor com apenas um Bacharelado não?

Enfim, quais são as Diferenças entre elas? Dê uma olhadinha no site:

http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=13072:qual-a-diferenca-entre-pos-graduacao-lato-sensu-e-stricto-sensu

O Site é do MEC, e tem uma boa explicação de como elas se diferenciam...

Mas COMO posso escolher minha pós? O que vale a pena?

Tudo depende! Depende da sua necessidade no momento, e de sua condição financeira do momento...

Isto por: Uma pós Lato sensu, é muito mais barata e acessível. Existem em modalidade Ead (Ensino a Distância) e presencial, onde a pós vai se adequando aos seus horários (nos casos Ead) e você pode fazer em qualquer lugar.
Se ela for presencial, é de costume que as aulas ocorram duas vezes por mês, em dois dias da semana: sexta-feira de noite e sábado durante o dia.

Uma pós-graduação stricto sensu, se feita sem bolsa de estudos e em universidades particulares, se torna cara. "Tipo", muito cara. Sendo as mensalidades parceladas em até 4 anos e passando dos Mil realzitos por mês.
Vale lembrar também que por ser algo que você terá uma titulação, exige mais tempo, mais estudo e dedicação. Portanto se pretendes fazer o Mestrado ou Doutorado trabalhando 40 horas semanais, prepare-se para dormir apenas 2 ou 3 horas diárias. Fora que em grande parte das atividades é durante o dia, e durante dias úteis da semana. Portanto, você terá de se adequar aos horários.
Até então, não encontrei um curso Stricto Sensu em Modalidade Ead, todos os que conheço são presenciais.

Então fica a dica para pensar e refletir!

Deixem seus comentários para discutirmos e debatermos sobre os temas!

Se surgir alguma dúvida... Envie também, talvez eu possa responder!

O Próximo Capítulo será sobre o Processo Seletivo pelo qual passei, bolsas e estes fatores!

Abraços!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário